CENSURA | Crivella manda retirar exemplares dos 'Vingadores' da Bienal do Livro

© 2019 Séries Favoritas. Todos os direitos reservados.

Contato: sfavoritas@gmail.com

Copyright: 2015 - 2019

SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Séries Favoritas YouTube
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

CENSURA | Crivella manda retirar exemplares dos 'Vingadores' da Bienal do Livro

06.09.2019

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, postou um vídeo no Twitter "determinando" que os organizadores da Bienal Internacional do Livro do Rio recolham a obra "Vingadores, a cruzada das crianças", à venda nos pavilhões do Riocentro, onde o evento está sendo realizado.

 

De acordo com o portal UOL,  prefeito justificou que o livro traz "conteúdo sexual para menores" e que a iniciativa da prefeitura visa "proteger as crianças". "Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado, e, do lado de fora, avisando o conteúdo", disse ele em vídeo postado na rede social. "Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades." Na obra, escrita por Allan Heinberg e desenhada por Jim Cheung, dois dos Jovens Vingadores, Wiccano e Hulkling, são namorados.

 

Ao portal UOL, a Bienal esclareceu que "não irá retirar o material". "A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bemvindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor."

 

O UOL procurou ainda a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) do Rio que disse ter procurado a Bienal e promete apreender o material e cassar a licença do evento, caso o material não seja readequado.

 

Please reload