Morre aos 92 anos Albert Uderzo, criador de Asterix

© 2019 Séries Favoritas. Todos os direitos reservados.

Contato: sfavoritas@gmail.com

Copyright: 2015 - 2020

SIGA-NOS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Séries Favoritas YouTube
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

Morre aos 92 anos Albert Uderzo, criador de Asterix

24.03.2020

 

 

Morreu aos 92 anos o ilustrador Albert Uderzo, que criou 'Asterix' ao lado de René Goscinny. A informação foi divulgada pela família: "Albert Uderzo faleceu enquanto dormia em sua casa, em Neuilly (nas proximidades de Paris), após um ataque cardíaco, sem relação ao coronavírus", disse à AFP.

 

A obra sobre os irredutíveis gauleses foi criada em 1959, na revista Pilote, e mais de seis décadas depois já foi traduzida para 111 línguas ou dialetos, vendendo mais de 380 milhões de cópias ao redor do mundo, chegando a lugares onde nem mesmo a voz do bardo Chatotorix conseguiu. 

 

Com Gosciny, que morreu em 1977, aos 51 anos, Uderzo criou 24 álbuns. Seguindo solo na criação de textos e ilustrações ou usando argumentos angigos criados ao lado de seu amigo, o ilustrador ainda lançou outros 10 álbuns, até que decidiu se aposentar, em 2009. Após muito relutar, vendeu os direitos do personagem à editora Hachette, que a partir de 2011 começou a deixar que outros autores trabalhassem com os personagens.

 

Juntos, eles produziram várias séries. Seus primeiros trabalhos foram Oumpah-pah, Jehan Pistolet e Luc Junior. O seu maior sucesso, no entanto, começou em 1959 com o Asterix, cuja primeira aventura foi publicada na revista Pilote antes do lançamento do primeiro álbum na França, dois anos depois, com Asterix le Gaulois (Asterix, o Gaulês). Na Alemanha, ela foi lançada em 1968.

 

Em 1977, quando Goscinny morreu, a dupla já tinha lançado mais de 20 álbuns. Uderzo continuou a série como ilustrador e escritor. A primeira história que ele criou sozinho, O grande fosso, foi publicada em 1980, e Uderzo criou outros volumes por conta própria. 

 

No início de 2009, Uderzo, que sofria de artrose, afastou-se cada vez mais da mesa de desenho. Dois anos depois, entregou o cetro a colegas mais jovens. O primeiro volume de Asterix feito por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, Asterix entre os pictos, foi publicado em outubro de 2013.

 

Please reload